Since 1979
18
Abr 08
publicado por Luís Veríssimo, às 10:30link do post | comentar

Luís Filipe Menezes demitiu-se! Esteve apenas 6 meses à frente do conturbado PSD. Justificou a sua demissão na oposição interna que se ia intensificando de dia para dia. Marcou eleições directas para daqui a um mês (24 de Maio). Disse também que não se iria recandidatar (coisa que duvido).


Estes anúncios foram feitos ontem à noite em conferência de impressa na sede do PSD. Curiosamente Menezes falou à nação social democrata à frente da velhinha imagem do PSD com as três setas e não aquela nova imagem azul de apenas uma única seta e que tanta polémica gerou.


E quem se seguirá? Rui Rio (mais que provável candidato)? O próprio Menezes? Pedro Santana Lopes (pouco provável)? Manuela Ferreira Leite (seria uma candidata interessante)? Marcelo Rebelo de Sousa (é muito, muito pouco provável)? Passos Coelho (quem é este senhor?) já avançou? Ângelo Correia e Aguiar Branco também se prepararam para avançar (outros dois surgidos do "anonimato").


Esta demissão não é totalmente favorável ao Governo Sócrates, apesar de enfraquecer o PSD. Menezes como líder era fraco, disso ninguém tem dúvidas. A partir do momento em que Menezes proferiu a infeliz declaração que o PSD não estava preparado para ser Governo que Sócrates se preparava a passos bem largos para ganhar as Lesgilativas de 2009 com mais uma maioria absoluta. Com esta demissão José Sócrates e o seu PS têm que preparar muito melhor o terreno. Mesmo que Menezes ganhe novamente as eleições para líder do PSD, mesmo que continue a ser fraco como líder, ganhará com uma força renovada. Mas tudo depende da forma como estas eleições internas irão decorrer, quem avança e quem ganhará.




Cartoon de Henrique Monteiro roubado descaradamente daqui.


aos 33 do jantar…

De palavra em palavra
a noite sobe
aos ramos mais altos

e canta
o êxtase do dia.
Eugénio de Andrade

É verdade que é importante conhecer a cara de quem escreve. É curioso saber a quem confiamos alguns dos nossos segredos. É bom partilhar ao vivo o que vamos repartindo por via das palavras escritas. Saboreei o jantar de bloguers, o meu primeiro, e gostei de conhecer todos aqueles com quem tive oportunidade de trocar algumas palavras. Só conhecia uma das pessoas, por sinal um ser humano excepcional, uma espécie de patrono/bastonário destas lides blogsferianas: o famoso Pinguim, o João do Dejan. Percebi por que o blog do Paulo e do Zé se chama Felizes Juntos. Não há dúvida. Aqueles dois críticos da política educativa que se vai vivendo transpiram algo que me foi muito agradável registar. Oferecer a todos Clarisse Lispector foi, igualmente, um amável presente e um sinal de generosidade literária por parte daqueles dois homens das línguas e literaturas modernas.
Grato!!!
Luís Galego a 20 de Abril de 2008 às 15:24

mais sobre mim
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

17
19

24
26

29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO