Since 1979
12
Jun 08
publicado por Luís Veríssimo, às 10:10link do post | comentar

«... As sondagens não são claras. Umas dão a vitória ao SIM, outras ao NÃO. O problema é que há um número substancial de indecisos, 25%, ... Quanto maior for a abstenção, mais possibilidades tem o NÃO de vencer.


»O SIM já teve uma vantagem clara mas foi perdendo influência e levou mesmo à saída do primeiro-ministro irlandês, ... Bertie Ahern viu-se envolvido num caso de financiamento, alegadamente ilegal, a polémica estava a prejudicar o SIM e cessou funções. No entanto, não foi suficiente para garantir a vitória. O actual chefe de governo, Brian Cowen, é um dos maiores defensores do SIM ...


»Por motivos constitucionais a Irlanda tem de recorrer ao referendo e [é o] único país pode bloquear o Tratado de Lisboa.»



Segundo as normas do Tratado de Lisboa (TL) este tem que ser aprovado por todos os 27 estados membros da União Europeia. A Irlanda é o único país que se viu obrigado a "aprovar" o TL por referendo devido à sua Constituição. Caso a maioria dos eleitores irlandeses hoje se inclinem mais para o NÃO o TL morre literalmente. Se isto acontecer A UE terá uma grande embrulhada para resolver. Notícia do Rádio Clube, ver mais aqui.


 


Links sobre o Tratado de Lisboa:


- TL na Wikipédia;


- TL no site da UE;


- TL no Portal do Cidadão;


- PDF do Ministério dos Negócios Estrangeiros;


- TL no Eurocid (Centro de Informação Jacques Delors).


 


Imagens roubadas ao SapoFotos.


nao se salvaguardou possivelmente porque se pensava arrogantemente que todos teriam de dizer sim. Mas isso nao aconteceu...logo.. por mt evoluçao que este tratado trouxesse, se é que traria, nao interessava atodos e deram a oportunidade de alguem mostrar isso. E alguem mostrou.
Vampiria a 16 de Junho de 2008 às 12:25

mais sobre mim
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
18
19
20

23
24
25
28

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO