«... As sondagens não são claras. Umas dão a vitória ao SIM, outras ao NÃO. O problema é que há um número substancial de indecisos, 25%, ... Quanto maior for a abstenção, mais possibilidades tem o NÃO de vencer.
»O SIM já teve uma vantagem clara mas foi perdendo influência e levou mesmo à saída do primeiro-ministro irlandês, ... Bertie Ahern viu-se envolvido num caso de financiamento, alegadamente ilegal, a polémica estava a prejudicar o SIM e cessou funções. No entanto, não foi suficiente para garantir a vitória. O actual chefe de governo, Brian Cowen, é um dos maiores defensores do SIM ...
»Por motivos constitucionais a Irlanda tem de recorrer ao referendo e [é o] único país pode bloquear o Tratado de Lisboa.»
Segundo as normas do Tratado de Lisboa (TL) este tem que ser aprovado por todos os 27 estados membros da União Europeia. A Irlanda é o único país que se viu obrigado a "aprovar" o TL por referendo devido à sua Constituição. Caso a maioria dos eleitores irlandeses hoje se inclinem mais para o NÃO o TL morre literalmente. Se isto acontecer A UE terá uma grande embrulhada para resolver. Notícia do Rádio Clube, ver mais aqui.
Links sobre o Tratado de Lisboa:
- PDF do Ministério dos Negócios Estrangeiros;
- TL no Eurocid (Centro de Informação Jacques Delors).
Imagens roubadas ao SapoFotos.