Since 1979
09
Abr 08
publicado por Luís Veríssimo, às 22:19link do post

A genericamente denominada "Terceira Travessia do Tejo" (TTT) irá surgir entre Chelas e o Barreiro. Já está tudo definido e tratado. O concurso público começa já em Novembro próximo. Irá ser uma ponte monstruosa, nomeadamente em termos de largura. Seis faixas de rodagem, três em cada sentido, mais quatro faixas ferroviárias, duas para o comboio de alta velocidade e mais duas outras para o comboio normal. Poderá vir a ser uma das pontes mais largas do mundo, a rondar os 500 metros. Deverá ter 13km de comprimento, sendo 7 ou 9 sobre a água. Sou um amante confesso de construções, sejam elas quais forem. Têm é que ser muito bem planeadas e pensadas, não podem ser construções só porque sim.


Nestas grandes obras há outra coisa que adoro: são os nomes escolhidos. Nem sempre os nomes são consensuais. Eu e o meu amigo António C. temos andado a ter umas agradáveis discussões sobre o nome da TTT e do Novo Aeroporto. Eu aposto em nomes políticos (mais à esquerda) para um dos dois, ou então nomes ligados ao 25 de Abril (Salgueiro Maia e/ou Zeca Afonso). Apesar dos nomes políticos para grandes obras nem sempre gerarem consenso. Achei curioso o António C. ter sugerido hoje os nomes de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Também achei curioso terem surgido nomes como o de Fernando Pessoa ou Luís de Camões. E que tal o nome de Aristides de Sousa Mendes? Hmmm...


Este post apenas foi criado para o registo da futurologia, que eu tanto gosto de fazer. Pois nós todos cá estaremos em 2013, 2014, ou 2015, para sabermos o nome da TTT e do Novo Aeroporto.

tags:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

17
19

24
26

29


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO