Since 1979
10
Fev 08
publicado por Luís Veríssimo, às 20:20link do post | comentar

Ontem à noite convidei o ROM e o Mr Fitghs para jantarem comigo. Fiz-lhes a minha Bolonhesa de Porco acompanhada com Tagliatelle Verde1. As fotos dos pratos é que não ficaram nada de jeito. Mas aqui fica a receita.

 

Ingredientes:

- 500gr de carne de porco picada;

- meio chouriço de carne;

- 4 tomates frescos;

- 2 tomates pelados (enlatados);

- 1 cebola média;

- cogumelos frescos;

- 1 limão;

- sal;

- massa de alho c/ piri-piri;

- óregãos;

- azeite;

- vinho tinto;

- queijo da Ilha ralado;

- Tagliatelle Verde1;

- 1 pacote de salada de rúcula selvagem;

- vinagre balsâmico.

 

 

Preparação:

Tempera-se2 a carne de porco picada com vinho tinto, sumo de um limão e sal, e deixa-se repousar. De seguida refoga-se a cebola picada de forma muito miudinha em azeite. Quando a cebola estiver transparente coloca-se o tomate fresco e o tomate pelado (picados também de forma muito miúda) no refogado. Baixa-se o lume e põe-se a carne, misturando-a bem com o molho de tomate. Logo de seguida junta-se o meio chouriço de carne bem picado. Por fim misturam-se os cogumelos frescos picadinhos no preparado. Rectificam-se os temperos e deixa-se cozinhar em lume brando durante uns 10 minutos. Serve-se bem quente com o tagliatelle verde1 cozido al dente. Ao ser servido polvilha-se a carne com óregãos e queijo da Ilha ralado. Pode-se acompanhar também com uma salada de rúcula selvagem temperada com azeite, sal e vinagre balsâmico.

 

Notas:

1 - Normalmente o Tagliatelle Verde é de espinafres, mas nem sempre.

2 - Não é necessário deixar a carne a marinar durante muito tempo. Este tempero pode ser feito na hora antes de se cozinhar a carne.


mais sobre mim
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
15

18
19
21
23

28


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO